O meu livro "Chão de Sangue".Recua no tempo, vai lá atrás a Angola, lê e encanta-te com a nossa valentia...Nós quisemos, Nós fomos - Comandos os guerreiros da verdade! Albano Albano Francisco de Sousa
Divulguem para que chegue a todos os camaradas comandos (e aos antigos combatentes do Ultramar) a informação da venda do livro " Chão de Sangue". Sei que gostarão de me ler! O contacto (o meu) para a sua aquisição, é: 966356974; telefona-me que o mandarei pelo correio;ou, em alternativa, o E-mail: albanosousa1@gmail.com.
Uma boa noite e um abraço amigo e camarada

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

Albano Francisco de Sousa

Para todos os Comandos de Portugal.
Olá, camaradas, amigos e irmãos Comandos de Portugal, e muito boa noite!
É com alegria que partilho, com todos vós, o convite para o nosso almoço convívio anual.
Aproveito para convidar todos os meus irmãos de armas ( Comandos) para estarem presentes e conviver com o pessoal da 37.ª Companhia de Comandos.
Feliz,anuncio-vos o nosso almoço convívio anual, que será realizado na cidade de Sesimbra, no dia 9 de março, de 2019.
Será com muito prazer que te receberemos, para, uma vez mais, fazermos uma viagem a Angola, revisitar a nossa ousadia e juventude e recordar os belos tempos de camaradagem que, então, aí, vivemos …
Lembra-te: 
RECORDAR É VIVER! A vida corre castigadora, ensandecida e lesta -amanhã, será tarde, pois seremos menos…
Por certo, viveremos um dia fantástico, acordando as memórias silenciadas da nossa imensidão e do nosso querer. Nós quisemos, nós Fomos COMANDOS!
O programa será vasto, variado e criativo.
Conto contigo e com a tua família (filhos e netos), que, nos dias de amanhã, irão cantar a nossa valentia e garantir a nossa perenidade.

PROGRAMA:
10,30 Horas - Concentração junto ao monumento aos combatentes do Ultramar. 
11,00 Horas – Cerimónia de homenagem aos nossos mortos, com a leitura do Código Comando, uma prece e o dizer de um poema evocativo dos nossos camaradas. 
12,00 Horas – Discurso de boas vindas, feito pelo Comando Carambola e visionamento duma Photo Story sobre a formação e ação operacional da nossa companhia, em África - em Angola -, de 1972 a 1974.
12,30 Horas – Início do almoço convívio no Restaurante “CAPÍTULO”, sobranceiro ao porto de abrigo (Amplo e com uma vista fantástica sobre a baía de Sesimbra.

Inscrevam-se ,pelo telemóvel 966356974, e venham passar (a Sesimbra) um dia inesquecível, onde, por certo, a fraterna camaradagem ganhará asas e abraçará os nossos corações.
Ali, em aceso convívio, serás integrado da forma que só "Nós"o sabemos fazer...
Já agora, no comentário abaixo imprimido,está um poema da minha autoria e dito pelo Radialista Manuel Jorge,que devem ouvir atentamene,pois é lindo e fala da dor que a todos nós se abraçou e calou fundo na nossa alma de homens bons e justos.
Mama Sumae!
Abraço.
Albano de Sousa

Nenhuma descrição de foto disponível.
 

 

Entrevista ao Rádio Elvas aquando da realização do 45ºAniversário da 37ª Companhia de Comandos no dia 11-03-2017 na cidade de Elvas. Clicar no texto abaixo indicado para ouvir entrevistas de Francisco Luz organizador do evento e do Presidente da Câmara Municipal de Elvas Dr. Nuno Mocinha.

 

 Radio Elvas 37ªCcmds.htm (143915)

Morreu Manuel André Cardoso

Sold. Comando da 37ª CCMDS

No dia 29-01-2015, fui recebedor de um Mail, onde fiquei extremamente surpreendido com o conteudo do mesmo, visto que a noticia em causa não era a mais feliz, no entanto tratava-se de dar a conhecer uma situação cujo protagonista principal era o Manuel André Cardoso, sold. Comando da 37ª CCMDS, que infelizmente faleceu no ano de 1977 devido a ter contraido hepatite C ainda no Ultramar. Esta noticia foi-me dada pelo filho que aquando da morte do pai, tinha apenas 6 meses de idade. Depois da morte dos avós paternos, ficou de posse de um conjunto de fotos de seu pai, onde veio a saber que o mesmo tinha cumprido o serviço militar nos Comandos, mais própriamente na 37ªCCMDS, e de posse de alguns dados, entrou em contacto comigo, pondo-se ao dispor caso assim o entendesse-mos, para nos remeter parte do espólio fotografico do pai. Em resposta ao mail, enviei as sentidas condolências em nome da 37ª CCMDS, e ao mesmo tempo concordei que nos remetesse as respetivas fotos para fazerem parte da Companhia, e paralelamente fazer uma pequena noticia sobre o trágico motivo da morte do Manuel André Cardoso. Respondeu-me agradecendo a forma como foi atendido, fazendo um pequeno pedido: Gostaria que a noticia fosse acompanhada de uma foto onde estão as três gerações, "pai, filho e neto", concordei absolutamente. O Cardoso, no local onde estiver, deve estar bastanta orgulhoso do filho que cá deixou. Descansa em paz, continuas fazendo parte das nossas vidas, porque ser "Comando", é um estado permanente de camaradagem e de amizade onde o respeito, guarda todas as nossas lembranças.  MAMA SUMAE

          

                                   

 

 

Morreu "João Manuel Barata da Silva" Fur.Mil. Comando da 37ª CCMD

Mais um "Comando", da 37ªCCMDS, chamado para novos desígnios, agora foi Deus que com ele quis partilhar esse grande coração onde a amizade não tinha limites. Amigo "João Manuel Barata da Silva, partiste mas connosco ficaram grandes registos dessa enorme amizade que de ti irradiava e sempre que podias connosco dizias presente. Tiveste o infortúnio logo no regresso da 1ª operação no Norte de Angola, sofreres um acidente e teres sido privado de continuares ao nosso lado nesse caminho que todos escolhemos para defender a nossa "Pátria", foste evacuado para a Metrópole gravemente ferido, mas com a tua determinação e coragem venceste essa batalha. No pós guerra, voltamos novamente ao convívio e à amizade conquistada ao longo do 23º Curso de Comandos, e por essa razão quero partilhar com muitos dos teus antigos camaradas e amigos, algumas imagens jamais esquecidas. Fica ciente que sentimos uma enorme dor pela tua partida, mas ficarás eternamente nos nossos corações. Adeus "Mama Sumae" Nota: O corpo do nosso camarada de acordo com informação da família, vai estar na capela junto ao cemitério de Alcochete, por volta da 16,30h. e o funeral realiza-se amanhã  dia 25-03-2014 pelas 11horas.

          

                                                                                                                               


42º Aniversário da 37ªCCMDS ( 08-03-2014 )

A 37ªCCMDS, comemorou o seu 42º aniversário / 18º Convívio, em terras de "Idanha-a-Nova", em 08-03-2014 igualmente dia da mulher. Este ano ficou a cargo do António Santos, Fur. Milic. Comando,  dono do restaurante " O Espanhol", onde toda a equipa de colaboradores, começando pela sua esposa e filhas e restantes empregados foram de uma eficiência sem igual. Muitos parabéns


                                         

         


Morreu mais um "Comando"

28-01-2014 12:17        
Morreu o general "CMD" Soares Carneiro António da Silva Osório Soares Carneiro (25 JAN 1928 - 28 JAN 2014) ... Morreu esta manhã o general Soares Carneiro, aos 86 anos, completados no sábado passado. O militar faleceu no Hospital das Forças Armadas, onde estava

 

Morte do Alf. Barbado, Comandante do 1º Grupo da 2042ª CCMDS

 É com muita tristeza que dou a conhecer a morte de mais um "Comando", um nosso irmão da 2042ª CCMDS. Morreu o Alf. Mil. Barbado, comandante do 1º Grupo. A 37ª CCMDS, através do nosso site, envia á familia enlutada os nossos sentidos pêsames.

Natal 2013        

A equipa que faz a manutenção do site da 37ª CCMDS, deseja a todos os elementos que integraram a Companhia e respetivas familias, um Natal Feliz e um Ano Novo de 2014 melhor do que o anterior. Um forte abraço para todos.

Morte de um Comando       

No dia 22 de Novembro faleceu o camarada Gabriel Domingos da Silva, 1º Cabo Comando, pertencia ao 3º Grupo de Combate. Partiu e embora nunca fosse pessoa de desistir dos propósitos traçados para a sua vida terrena, Deus chamou por si. A 37ªCCMDS neste momento de dor, para a família envia os mais sentidos pêsames, recordando que este camarada será para todos nós motivo de grandes lembranças e nunca será esquecido. De acordo com os desejos expressos da família, o guião da "37ªCCMDS", esteve nas cerimónias fúnebres do nosso estimado camarada. O funeral realizou-se no dia 23-11-2013 em S. Feliz da Marinha.

                                                    

17º Almoço da 37ª C.Comandos 2013

41º Aniversário / 17º Almoço convívio da 37ª C.Comandos em 2013 realizado em Vila Real no dia 10-03-2013

 ( Org. pelos camaradas Casimiro, Medeiros e Facote )