Convívio

Terminadas as comemorações do 45ª Aniversário da formação da 37ª Ccmds na cidade de Elvas em 11 de Março de 2017, cabe-me a responsabilidade de compilar um pequeno apontamento em video, sobre as principais actividades levadas a efeito nesse mesmo dia. Tudo começou por uma concentração junto aos Arcos da Amoreira, para depois seguirmos em direcção ao Monumento dos Combatentes, onde aí fizemos uma homenagem aos mortos da Companhia, com a colocação de um ramo de flores junto do brasão respeitante à antiga Província de Angola, local onde exercemos a nossa actividade militar. Connosco quiseram solidarizar-se os nossos irmãos "Fuzileiros", representados através da sua Associação de Fuzileiros Juromenha / Elvas, assim como os nossos irmãos Paraquedistas , representados pelo Presidente da Associação do Alto Alentejo, Major Carlos Dores, de referir que igualmente tomaram parte na cerimónia o Núcleo da Liga dos Combatentes de Elvas, através do seu Presidente Sr. Adriano Pires, e a Câmara Municipal de Elvas, através do seu Presidente Dr. Nuno Mocinha. Terminada a cerimónia mais simbólica de homenagem aos nossos mortos em combate, procedeu-se a breves intervenções por parte da 37ª Ccmds, Jorge Galvão, Direcção Nacional representada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral Alcides Aguiar, Núcleo da Liga dos Combatentes através do Presidente Adriano Pires e por ultimo o Dr. Nuno Mocinha Presidente da Câmara Municipal de Elvas. De seguida fomos até ao Forte de Santa Luzia para uma visita guiada e posteriormente partimos em direcção ao santuário do Senhor Jesus da Piedade para aí ser celebrada uma missa de homenagem aos mortos. Terminadas as cerimónias religiosas,seguimos até ao restaurante, onde aí nos aguardava o Vice presidente da Câmara Municipal de Elvas Sr. Manuel Valério, que connosco conviveu este período do dia, onde foram trocadas lembranças. Estava prevista uma visita guiada ao Forte da Graça, mas por falta de tempo foi desmarcada. O período da tarde foi animado com musica ambiente através do "Hernâni Hays", e para o lanche a tradicional açorda alentejana, acompanhada com carnes grelhadas, culminando com o cântico de parabéns à 37ª Ccmds. e o partir do bolo de aniversário com o respectivo champanhe.
Em nome da 37ªCcmds quero agradecer toda colaboração prestada para a realização do evento, à Câmara Municipal de Elvas, na pessoa do seu Presidente Dr. Nuno Mocinha e demais colaboradores, assim como ao Núcleo da Liga dos Combatentes na pessoa do seu Presidente amigo Adriano Pires, não esquecendo uma pessoa que foi fundamental e inexcedível em tudo o que foi necessário tratar junto das diversas entidades, visto eu não residir em Elvas, e que é o meu amigo Hernâni Santana, o meu muito obrigado a todos. Jamais esquecerei a vossa ajuda para eu poder realizar este meu desejo, de levar a Elvas a minha Companhia de Comandos afim de poderem desfrutar desse Património Ímpar, que culminou com a atribuição de "Património Mundial da Humanidade". Um adeus, até breve. Mama Sumae

 

Nota: A 37ª Ccmds. Agradece a presença no seu Aniversário, das Delegações da Associação de Comandos de Chaves, Guimarães, Porto, Évora e Setúbal.

Convívio
O 44º Aniversário da formação da 37ªCCMDS, foi comemorado no dia 12-03-2016 na cidade de Lamego, tendo por palco as instalações do C.T.O.E. já que a unidade de mobilização foi o antigo C.I.O.E., Este evento foi organizado pelos camaradas Albano Francisco de Sousa, Paulo Ferreira, e Paulo Teves, não esquecendo a generosidade dos anfitriões Orlando Lourenço e Vasco Lima. Dia memorável com todo o seu esplendor, enaltecendo o contributo dado pelas tropas do C.T.O.E. no apoio ao conjunto das cerimónias levadas a cabo, em homenagem aos mortos em combate, com a colocação de uma coroa de flores, e o descerrar de uma placa toponímica dando a conhecer que deste local partiu um conjunto de homens com destino a Angola, afim de integrarem o 23º Curso de Comandos.. A missa foi celebrada na Igreja Militar de Santa Cruz, pelo padre franciscano Mota, furriel Comando da 41ªccmds. Posteriormente deu-se inicio a uma visita ao Museu Militar, local bem documentado, onde a organização prima pela excelência. O almoço foi servido na Quinta do Lameiro, Fonte Nova, Tarouca, tendo como rei das iguarias o tão afamado cabrito assado, maravilhosamente confeccionado. No dia seguinte ( 13-03-2016 ) , o grupo que ficou hospedado no Hotel Lamego, fez uma visita às Caves Murganheira. Gostaria de sublinhar que durante a realização do evento, o camarada Albano Francisco de Sousa, deu a conhecer a todos os presentes, a sua primeira obra literária com o nome "Chão de Sangue" , baseada na sua vivência como militar ao serviço da 37ªCCMDS. Esteve presente no evento o Presidente da Direcção Nacional da Associação de Comandos, assim como as Delegações da Associação de Comandos de Guimarães e Chaves. Este é o meu pequeno contributo para que no futuro possamos recordar esta nossa amizade. Um grande abraço para todos. Mama Sumae.
Nota: A Direcção Nacional da Associação de Comandos, atribuiu aos anfitriões "Orlando Lourenço" e "Vasco Lima", o titulo de sócios extraordinários.
 

 

Convívio

No dia 07 de Março de 2015, a 37ªCCMDS festejou o seu 43º aniversário, 19º almoço convívio, realizado na localidade do Carvalhal, concelho do Bombarral. O inicio das celebrações deu-se na Câmara Municipal do Bombarral, onde todos os participantes foram recebidos pelo Presidente da Câmara do Bombarral e pelo Presidente da Junta de Freguesia do Carvalhal. Após palavras de agradecimento pela nossa presença naquele Concelho, o Presidente da Câmara reconheceu todo o trabalho desenvolvido pelas tropas "COMANDO", no apoio ao regime democrático, fundamental para nos dias de hoje festejarmos em Liberdade tudo o que de melhor foi conquistado em prol das populações, que é o seu poder autárquico. Por estas e muitas outras razões, quis receber-nos no salão nobre da Câmara Municipal do Bombarral, onde após mais algumas palavras de agradecimentos, nos comunicou que iria acompanhar-nos em todos os festejos, e  paralelamente convidou-nos através de convites a todos ex-militares e suas familias a estarem presentes no 32º Festival do Vinho Portugês / 22ª Feira Nacional da Pêra Rocha, que se realiza de 4 a 9 de Agosto de 2015. Seguimos depois para a localidade do Carvalhal, onde foi celebrada uma missa pelo Sr. Padre Mota, antigo Furriel Miliciano Comando da 2041ª CCMDS, na Igreja do S.S. do Carvalhal. Terminadas as celebrações religiosas, deu-se inicio ao almoço convívio nesta mesma localidade, no salão da Sociedade Filarmónica Carvalhense. Podemos concluir que o número de participantes esteve dentro das espetativas geradas para a realização deste evento, o que muito satisfez o organizador, embora existissem algumas faltas que por motivos de força maior não puderam estar presentes. Ao camarada e amigo João Ricardo organizador dos festejos 2015, os nossos sinceros agradecimentos pela forma empenhada como realizou todo este trabalho, dando-lhe os nossos parabéns.

Convívio

A 37ªCCMDS, comemorou o seu 42º aniversário / 18º Convívio, em terras de "Idanha-a-Nova". 08-03-2014 igualmente dia da mulher, foi um evento marcado pela qualidade da organização, este ano a cargo do António Santos, dono do restaurante " O Espanhol", onde toda a equipa de colaboradores, começando pela sua esposa e filhas e restantes empregados foram de uma eficiência sem igual. Muitos parabéns. A 37ªCCMDS ficou encantada com toda a recepção e não esquecemos todo o empenho que o António Santos colocou para que essa terra nos recebesse da forma mais digna e acolhedora. Muito obrigado Sr. Joaquim Soares Vereador da Camara de Idanha-a-Nova, pela forma como nos recebeu. Dá gosto visitar "Território Nacional", onde os representantes do povo no poder "Autarquico", dão o seu melhor em prol dos seus concidadãos. Muitas felicidades e nunca desistam por mais dificuldades que encontrem nesse vosso caminho dificil, mas gratificante por tudo o que conseguirem concretizar em beneficio sempre das vossos municipes. Uma palavra de apreço igualmente para o Sr.Francisco Silva, que nos acompanhou nessa visita guiada em Proença-a-Velha, pelo complexo de lagares de azeite. Os nossos agradecimentos, assim como para com o grupo de cantares local com os seus adufes, que igualmente nos contemplaram com algumas das vossas atuações bastante interessantes de ouvir. Muitas felicidades para todos vós. Para a 37ªCCMDS, foi um dia sem paralelo, mais uma vez o nosso muito obrigado. Mama Sumae

Convívio

41º Aniversário / 17º Almoço convívio da 37ª C.Comandos em 2013 realizado na cidade de Vila Real ( Org. pelos camaradas Casimiro, Medeiros e Facote )

Convívio

40º Aniversário / 16ºAlmoço convivio da 37ª CCMDS realizado na cidade da Maia em 2012 pelo camarada "Sousa"

Convívio

Sardinhada em Setúbal, na companhia de várias gerações de "Comandos", onde podemos destacar a presença do nosso Cor. Raul Folques, Ten.Cor. Isaías Pires, um camarada que por razões profissionais está ausente do País, mas estando de passagem marcou presença entre nós, muito obrigado Adérito de Carvalho. Podemos fazer igualmente referência a um comando que para muitos de nós foi um grande aliado em tudo o que nos ensinou em técnicas de tiro, foi com muito gosto que o recebemos neste convivio camarada Dado Rodrigues "Dadinho", Alferes Comando Instrutor de tiro. Para os restantes uma nota de destaque para a 37ª C.C. , já que estava em maioria. Que encontros destes se realizem ao longo de muitos anos é sinal que muito nos orgulhamos de ter pertencido a esta familia jámais esquecida por tudo o que para nós representou enquanto jovens militares ao serviço da "Pátria".

Convívio

Convite do Ten. Coronel Isaias Pires, para um repasto no dia 14-11-2012 em Arraiolos, local bastante acolhedor, e cujos intervenientes, muito elogiaram. É apanágio do nosso Ten. Coronel, o sabêr receber em sua casa os amigos. Muito lhe agradecemos essa atitude, de juntar a seu lado, antigos camaradas de armas, e muitos dos seus instruendos de curso de comandos. Um muito obrigado em nome de todos, não esquecendo, a sempre presente e em nome dos comandos, "Mama Sume"

Convívio

Juntos no bla...bla.... perto da quadra Natalicia

Convívio

Almoço de confraternização 29 de Junho dia dos "Comandos", localidade perto da Carregueira, organizado pelo Sargento Mor na reserva Vinagre

Convívio

Almoço convivio com Isaias Pires na localidade de Arraiolos