Livro de Visitas

Re:Sou do curso da 36 e 37 CMDS.

Francisco Luz | 22-03-2014

Camarada Francisco Reis, decorridos 42 anos muita coisa fica por descrever, no entanto por tudo o que dizes,peço desculpas por não me recordar de ti mas basta ver uma foto da época e por certo irei avivar a memória e facilmente te reconhecerei. Eu quando acabei o curso fiquei em Luanda no Hospital, a fim de ser operado a um quisto no braço direito, e só passado um mês fui ter com a companhia ao Luso. Fiz todo o percurso operacional na zona leste, incluindo a siroco, e só vim para o C.I.C. em 1973 para dar os cursos das 2042ª / 2043ª e 2044ª / 2045ª, findo os quais regressei novamente à companhia. Quanto ao Ten. Capão, o amigo Martins Fur. Mil. da 36ª CCMDS que reside em Riachos, um dia convidou-me para uma patuscada em sua casa, onde estava o referido hoje Coronel Capão, e porque quando estive em Santarém o Sr. Ten. tinha a mania de lançar um concurso público a nível de esquadrão para um desenho a fim de ser aplicado no seu gabinete, ao ganhar o concurso e depois de muitas peripécias, garantiu-me que no final da recruta ia para os "Serviços Cartográficos do Exército". Moral da história, quando os Comandos foram a Santarém recrutar pessoal, recusei-me a fazer o salto em perfundidade, mas só que já existiam fichas anteriores e o Alf. Gomes comandante de grupo, nunca tinha apontado nenhuma recusa por esse obstáculo, desse modo fiquei de castigo sem almoçar, e só mais tarde fui integrado no grupo. Quando sairam as especialidades, era para ir para Tavira atirador de infantaria, e aquilo que o dito Sr. Ten. Capão disse passou à história, corri para o gabinete do Alf. e pedi-lhe que fosse aceite para os Comandos, após alguns contactos disse que tudo estava tratado e tudo seria resolvido de acordo com o meu pedido. Assim consegui inverter a situação e seguir no caminho certo. Hoje somos uma família enorme, fazendo da amizade a nossa maior arma. Podes comunicar comigo no face "Francisco Luz". Um grande abraço e desejos de muitas felicidades para ti e restante família.

Re:Re:Sou do curso da 36 e 37 CMDS.

Furriel Milº Francisco Abalada Reis | 27-03-2014

Luz, não te lembras na vivenda no Luso numa daquelas noites bem bebidas, tu dizias Reis és meu amigo não me deixes só e repetistes isso durante a noite enquanto a PM rondava a rua num jipe à espera que puséssemos os pés cá fora.
Numa das fotos que estamos vários, eu estou a desfazer a barba Fur. Cordas.
Numa outra foto, o outro sou eu.
Há dias por email enviei umas fotos, será que as recebeste??.
Tens algum contato do Fur. Martins??
Um abração camarada Luz e a todos os outros camaradas.

Re:Re:Re:Sou do curso da 36 e 37 CMDS.

Francisco Luz | 05-04-2014

Do que me contas não me recordo, mas ainda bem que mencionas-te o facto de estares a desfazer a barba ao Cordas, porque essa foto ao fazer parte do álbum da 37ª CCMDS, tirou-me todas as dúvidas sobre ti. Então não te havia de conhecer! Grande amigo Reis, peço as minhas desculpas, quando em comentários anteriores disse que não me recordava de ti. estás em "N" fotos aquando da siroco de 72.
Ainda estás a trabalhar ou já te aposentas-te? Eu já estou reformado desde os 60, mas porque trabalhava na "INDUSTRIA NAVAL", ao abrigo de um acordo Comunitário vim para a Pré Reforma aos 55 anos, embora tivesse continuado dentro do mesmo ramo, mas por conta de outra empresa até Janeiro de 2010, altura em que fui operado ás cataratas, e perante esse facto deixei de trabalhar porque passava muitas horas ao computador, o que prejudicava a vista. Mudando de assunto ficas convidado para vires a Setúbal no
dia 15-04-2014, para um almoço entre "Comandos", vais gostar, para nós era uma grande alegria, caso possas entra em contacto comigo, pois que muitos dos presentes são teus conhecidos, e o Martins vai estar presente assim como o Alcides Aguiar, não faltes diz qualquer coisa, fiquei muito satisfeito, por voltar a falar contigo. Um enorme abraço, e se não puderes estar presente os desejos de Santa Páscoa, para ti e todos os teus familiares.
Nota: Coloquei no álbum da 37ªCCMDS uma foto onde estamos os dois no C.I.C. Luanda, dando instrução.

23º curso de comandos,36ª e 37ª

furriel (joaquim,conhecido pelo VISEU | 30-09-2013

Parabéns companheiros de curso ,pela análise que fizeram à nossa
passagem por Angola!!!! O site está perfeito!!! Pelos companheiros ,que tombaram no campo da honrra,MAMA SUME !!!!
Os que estamos no Outouno da vida,voltaremos a encontrarmos,do lado de lá....

Re:23º curso de comandos,36ª e 37ª

Francisco Luz | 01-10-2013

Decorridos 41 anos após a nossa passagem pela vida militar em Angola, mais propriamente pelos "Comandos", o nosso 23º Curso que deu lugar à formação das 36ª 37ª CCMDS, aqui estamos presentes, e tal como o camarada Joaquim menciona, neste outono sempre bem vindo. Peço as minhas desculpas pela não lembrança do camarada, mas hoje é um novo dia, começa um novo curso, e da minha parte fica a grata alegria de nos voltarmos a comunicar recordando momentos impares na vida desses jovens que na década de setenta lutaram por causas nobres em prol de todos não olhando a sacrifícios, sempre prontos para a chamada. Fico satisfeito por teres gostado da página, mas muito está por fazer, vamos com calma, a vida é um caminho sobre o qual devemos ir degustando os melhores acepipes, desprezar o que nos apoquenta, e ficar feliz por termos a capacidade de olhar o mundo. Pouco a pouco iremos colocando as pedras no seu devido lugar, e os "Comandos", estão sempre em serviço, quando alguém quebrar outro estará para o substituir. Um grande abraço, fazendo votos para que todo o teu núcleo familiar esteja bem de saúde, e dentro em breve tenho a esperança que nos iremos encontrar. Mama Sume...............

comentario

jaime correia | 04-05-2013

continuamos unidos agora mais recordar os tempos da nossa estadia em angola mais concretamente na guerra fasiamos a guerra para defender uma terra que era nossa e afinal morreram homens mutilaram pessoas para que'''? SE PERDEMOS A GUERRA nao ouve gente honesta para proçeguir as nogociaçoes em prol de um paiz onde todos podeçemos viver com direito ao pao coisa que se esta a tornar dificil nos tempos que correm ja vejo fome e miseria e desemprego galupante e muito triste nos portugueses consentirmos estas injustiças e de lamentar que entre as fosças armadas nao tomem posiçoes para que o povo seja menos sacrificado AMIGO LUZeu sei que o teu blog nao e para confrontarmos a politica com os nossos intereçes que apenas serve a familia «comando « no entanto eu tambem nao permito que o horrivel passos coelho entre em minha casa e aimda a pouco acordei com ele na t v a diser na minha opiniao so parvuiçes BEM nao te chateio mais por hoje recebe de mim um forte abraço e comprimentos do bezerra mama sume

bem aja

jaime correia | 30-04-2013

como somos da familia comando É com orgulho que admiro e louva a atitude do furriel luz pela forma de colucar este blog na pagina assim temos mais recordaçoeis para lembrar o passado que para mim ainda continua muito presente tudo de bom que em angola passamos mas tambem os nossos camaradas que ao serviço de um dever patriota deram a vida para que a naçao continuase viva mas infelismente esta a morrer enfim irunias do destino vamos pelo menos «nos comandos« empenhados em fortaLEÇER ESTA CAUSA que transmite a nossa qualidade de sermos diferentes - um bem aja para todos mama sume

Re:bem aja

Francisco Luz | 02-05-2013

Fiquei mais uma vez com a convicção de que vale sempre a pena lutar em prol de causas embora diminutas, muito contribuem para a nossa memória coletiva. Agradeço em nome da 37ª CCMDS, a forma como encaras este nosso contributo, no orgulho que demonstras em ter pertencido a esta família tão maravilhosa, e o calor humano que transmites ao recordar essa nossa vivência como jovens militares que ao serviço da Pátria cumpriram com denodo todas as ordens em defesa de causas nunca antes contestadas, porque Portugal era um todo. Ser "COMANDO" é para todo o sempre motivo de uma grande dedicação, porque tudo o que nos foi transmitido, fica eternamente guardado em nossas vidas, como pertença intransmissível, onde os valores permanecem, e a camaradagem assim como a humildade estão sempre ao abrir das nossas mãos. Um forte abraço, e o meu obrigado pela atenção que tiveste para este cantinho da 37ª CCMDS. Mama Sume.

Parabéns Luz

Jorge Galvão | 23-02-2013

Estou a gostar bastante. Camarada e amigo Luz, estás de parabéns. Agora vamos esperar que outros nossos Camaradas, que connosco estiveram em Angola, possam disponibilizar imagens e partilhem as suas memórias. A partir de então este Nosso Espaço ficará mais rico e todos sairemos a ganhar.

Re:Parabéns Luz

Francisco Luz | 23-02-2013

Amigo Galvão, como verificou já introduzi mais um subtitulo reservado a todas as histórias que a nós possam chegar. Achei por bem este espaço, porque deve ser fácil que camaradas nossos possuam algo de relevo sobre a nossa vivência em terras de Angola.
Entre todos vamos conseguir esse objectivo, até porque das pequenas coisas, podem surgir apontamentos que muito nos vão engrandecer, e rebuscar no baú das memórias, um pouco do nosso passado, decorridos estes anos todos, só nos torna mais jovens, e contribui para que o nosso cérebro esteja no máximo das suas capacidades.

<< 1 | 2 | 3 | 4 >>

Novo comentário